Programa Social

 


Cocktail de boas-vindas

24 de Junho, Universidade de Coimbra, Polo II, Edíficio Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a partir das 18h30

 


Jantar do Congresso

O Convento de São Francisco foi fundado no início do século XVII, sobre uma construção franciscana anterior (século XII). O convento serviu como sede do governo local, hospital, guarnição e até uma unidade industrial. A sua recente restauração transformou-a num importante espaço cultural na cidade de Coimbra.

 


Atividades desportivas

  • Yoga

    28 de junho, Parque Verde do Mondego, Coimbra, das 18:45 às 19:45

    Ponto de encontro: local da conferência. Um autocarro irá levá-lo ao Parque Verde às 18:30 h. A sessão terá início às 18:45 ao lado da ponte de pedestres, na margem direita do Parque Verde (40.201813, -8.424912)

    Sessão Yoga Sámkhya, o Yoga Tradicional e Total. A sessão será orientada pela instrutora Cristina Marques, formada pela Confederação Portuguesa de Yoga.

    Página da Confederação Portuguesa de Yoga: http://www.confederacaoportuguesadoyoga.com.pt/

    Yoga Coimbra: https://www.facebook.com/Yoga-Coimbra-2009233935997939/

  • corrida 5 km

    28 de Junho, Choupal, Coimbra, das 18h30 às 19h30

    The choupal (poplar forest) is a park by the Mondego river side, downstream of Coimbra. Poplars were panted by the 18th century to decrease the silt transported by the river to the alluvial plains. With the time poplars were replaced by other trees. The park is in a walking distance from the city downtown and is used for jogging, walking, cycling, horse-riding and general recreation.

    Local de encontro: Ponte-Açude

     

 


Passeios

  • Descida do rio Mondego em kayak

    Esta atividade decorrerá ao longo de um percurso de cerca de 12 km no rio Mondego, a montante da cidade de Coimbra, desde a praia fluvial de Penacova, ao longo de águas calmas ou com pequenos rápidos. Durante o percurso irão usufruir da paisagem natural das margens do Mondego e podem refrescar-se com uns banhos no rio. A descida será acompanhada por monitores e não é necessária experiência prévia. Ver mais em:

    https://vimeo.com/63647889

    https://www.youtube.com/watch?v=G9m5getgMGE

    A descida termina na quinta Pedra Aguda onde decorrerá um almoço de churrasco.

    Um autocarro levará os participantes de Coimbra até ao local de início da descida em Penacova e depois da quinta Pedra Aguda até Coimbra.

    Para a atividade devem trazer: protetor solar, sapatilhas ou sandálias; fato de banho; lanche (sumos e sandes, por exemplo); toalha; roupa e calçado secos para vestir no fim da atividade. Será fornecido colete salva-vidas e seguro de acidentes pessoais.

    Preço: 50 euros

  • Ruínas Romanas de Conímbriga

    http://www.conimbriga.gov.pt/index.html

    Conímbriga, localizada a 17 km da cidade de Coimbra foi uma próspera cidade romana, estabelecida sobre um povoado existente desde o neolítico. O sítio arqueológico de Conímbriga é considerado um monumento nacional e inclui ruínas de diversos tipos de edifícios romanos, como anfiteatros, casas, jardins, termas, um fórum, e diversos mosaicos, entre outros.

    No Museu Monográfico conta-se a história da cidade e podem observar-se diversos objetos encontrados nas escavações arqueológicas, que continuam a decorrer atualmente.

    Esta atividade inclui uma visita guiada em inglês às ruínas da antiga Cidade Romana e Museu e termina num almoço no restaurante do Museu.

    A deslocação a Conímbriga será feita de autocarro, com partida de Coimbra, pela manhã e regresso depois de almoço.

     

    Preço: 35 euros

  • Caminhada pelas Aldeias de Xisto da Serra da Lousã

    Na região centro de Portugal existem cerca de 27 Aldeias de Xisto, cujas casas, construídas de pedras de xisto sobrepostas se mantêm até hoje. Esta visita passa por algumas Aldeias de Xisto localizadas nas encostas da Serra da Lousã, a cerca de 30 km de Coimbra. Estas aldeias estiveram praticamente desabitadas e em ruínas durante anos, estando atualmente muitas das casas recuperadas ou em recuperação. O percurso será feito por trilhos pedestres através de florestas de carvalhos e castanheiros, e por onde seguiam antigamente os moleiros, pastores e mineiros.

    O percurso tem cerca de 11 km e com uma duração de cerca de 4 a 5 horas. A caminhada terá dificuldade moderada. Os participantes deverão levar roupa e calçado confortáveis e adequados a percursos de terra e chapéu.

    Haverá um almoço num restaurante serrano. A viagem até à Lousã será feita em autocarro, com partida de Coimbra de manhã e regresso durante a tarde.

     

    Preço: 45 euros

  • Visita ao Baixo Mondego

    Esta visita decorrerá na planície aluvial do rio Mondego, que se estende de Coimbra até à sua foz, na Figueira da Foz. Ali encontram-se terrenos alagadiços usados na cultura do arroz e interessantes zonas húmidas naturais, como o Paul do Taipal, propícias para a observação da avifauna característica da região.

    O percurso terá cerca de X km, com duração aproximada de Y horas. O passeio inclui uma caminhada no paul e uma visita ao Castelo de Montemor-o-Velho, uma fortaleza medieval com uma posição dominante sobre a planície, e que foi na época o elemento estratégico mais importante da defesa da região de Coimbra.

    O grau de dificuldade é baixo. Deverão levar protetor solar, roupa de caminhada, chapéu e recomenda-se binóculos.

    O passeio terminará com um almoço num restaurante da zona.

    O trajeto Coimbra-Montemor será feito em autocarro, com partida pela manhã e regresso depois de almoço.

     

    Preço: 46 euros

     

  • Thematic circuit "Fortified Coimbra"

    The Culture and Tourism Division of the City Hall offers the congress participants a guided tour
    to some of the city's historical places on 27 June (Wednesday).
    The thematic circuit "Fortified Coimbra" will last for up to 1h30 min, starts at the Iron Gate (Oorta Férrea) of the University of Coimbra (Polo I) at 10:00 am, and will pass through Alcáçova (exterior), Porta da Traição, Largo D. Dinis, Colégio S. Jerónimo (car park), Couraça dos Apóstolos, Torre de Anto (exterior), Torre de Almedina.
    This guided tour is free but subject to registration. The visit will only take place with a minimum
    of 10 participants, and is limited to a maximum of 25 participants.

Newsletter

Organização
Apoios